Conheça a importância do planejamento estratégico escolar

Organizar os processos de uma escola não é tarefa fácil. O profissional responsável por traçar as metas e acompanhar o desenvolvimento da instituição deve estar preparado para lidar com desafios constantes. Por isso, o planejamento estratégico escolar é um tema cada vez mais importante no meio pedagógico.

Para saber o que é e quais são os benefícios do planejamento estratégico escolar, continue lendo este texto e entenda por que você deve aplicá-lo na sua escola.

O que é planejamento estratégico escolar?

Planejar estrategicamente significa tomar decisões e adotar métodos para aprimorar a administração da escola, com base em dados objetivos e métricas reais. Essa abordagem atua em diversos âmbitos, desde o gerenciamento de recursos até o acompanhamento do desempenho dos alunos.

Como o foco do planejamento estratégico é a qualidade na gestão, é importante observar que ele não pode ser definitivo, mas um processo em constante adequação, acompanhando o engajamento dos pais, alunos e gestores da escola acerca das ideias implementadas.

Quais são os seus benefícios?

Adotar essa metodologia na instituição permite que o pedagogo acompanhe de perto quais são os pontos de melhora na gestão escolar. Assim, o profissional cria o ambiente ideal para o desenvolvimento dos alunos e para o trabalho dos professores, enquanto possibilita a gestão eficiente dos recursos. Confira, a seguir, alguns dos benefícios.

Permite melhor gestão financeira

É possível traçar um plano estratégico para tornar a administração dos recursos da escola mais eficaz. Por meio do levantamento de dados e do acompanhamento de métricas, o gestor pode identificar a necessidade de redistribuir o orçamento e cortar gastos, além de encontrar oportunidades de investimentos inteligentes para a instituição.

Possibilita maior integração dos setores da escola

Como qualquer empresa, uma instituição de ensino é formada por diversos setores, que contribuem para o funcionamento adequado da escola. Por isso, quando um setor apresenta dificuldades, o planejamento estratégico permite ao gestor identificar quais são os pontos de melhoria.

Coesão entre as áreas é um dos pilares de toda empresa. Daí vem a importância de o gestor conhecer como funciona e o que determina o bom andamento das atividades. Talvez seja necessário redistribuir tarefas, investir em ferramentas ou alinhar os objetivos da equipe com os valores prezados pela instituição.

Ajuda a identificar problemas da administração

Ao se planejar estrategicamente, a gestão identificará possíveis problemas relacionados à administração da escola e eventuais soluções. Por exemplo, o planejamento permitirá à direção constatar as taxas de evasão dos alunos, quais as causas e como evitar esse problema.

Neste ponto, a tecnologia é uma grande aliada dos gestores. Existem sistemas sofisticados que dão acesso a diversos tipos de informação que integram a instituição como um todo. No caso das ausências, esse tipo de software fornece dados como frequência dos alunos, horários de entrada e saída, além de permitir o lançamento de faltas, tudo em ambientes intuitivos e simples de manusear. Com essas e muitas outras informações à disposição de maneira organizada, a gestão da escola conseguirá identificar as causas reais e propor intervenções efetivas para os problemas.

Auxilia a lidar com problemas disciplinares, como bullying

O bullying é caracterizado por ações repetidas de agressão física ou psicológica, contra uma pessoa ou um grupo. Essa situação é muito frequente nas escolas, e cabe à direção lidar com esse problema e minimizar os impactos na vida dos estudantes.

Uma das metas que devem ser incluídas no planejamento é a melhor comunicação entre administração e estudante, além de acompanhar as tendências comportamentais dos alunos dentro e fora da sala de aula. Com isso, as diversas ações para combater e prevenir o bullying são mais eficientes, uma vez que é possível punir adequadamente e conscientizar os alunos com uma linguagem mais adequada ao perfil da escola.

O planejamento estratégico escolar é uma ferramenta importante de gestão. Ele permite que o pedagogo acompanhe os diversos processos de uma escola e tome decisões baseadas em evidências e dados reais. Quando a estratégia está alinhada às necessidades e possibilidades da instituição, a qualidade e o destaque no mercado são consequências naturais e até previsíveis.

Quer começar a aplicar o planejamento estratégico? Então, conheça os principais indicadores de qualidade de uma escola e inove na gestão da educação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *