Veja dicas de como melhorar o desempenho da escola no ENEM em 2019

O ENEM é uma etapa excepcional da trajetória escolar. Por meio dele, muitos estudantes definem o rumo profissional e, por isso, as instituições de ensino se organizam para viabilizar a aprovação dos alunos e, consequentemente, ter um diferencial competitivo no âmbito do mercado educacional.

Entretanto, o foco da prova nem sempre está alinhado à metodologia da instituição, o que exige uma reorganização dos processos de ensino. Só assim é possível garantir altos índices de ingresso dos vestibulandos nas melhores universidades. Quer saber como aprimorar o desempenho da escola no ENEM? Então continue lendo este texto.

A importância do preparo com antecedência

Um dos aspectos essenciais para definir a performance dos alunos no ENEM é o tempo que a escola leva até adequar a metodologia de ensino à prova. Diferentemente de um vestibular comum, o ENEM é uma avaliação com formato extenso e enunciados que contextualizam em vez de dar comandos. Além disso, ele aposta na interdisciplinaridade.

Levando em conta esses pontos, a escola precisa deixar a memorização das matérias em segundo plano, para favorecer habilidades como interpretação de texto, raciocínio lógico e argumentação. Essas competências levam tempo para serem desenvolvidas e reforçadas e, por isso, os supletivos a um mês da prova são ineficazes.

Como otimizar o desempenho da escola no ENEM

Por ser uma prova com muitas especificidades, é primordial o uso do edital como base na preparação das aulas. Além disso, algumas práticas fazem a diferença para impulsionar os índices de aprovação da escola e o sucesso dos alunos. Conheça as principais.

Traçar estratégias

Qual a estimativa de estudantes interessados e com chances reais de passar? O preparo será feito nas aulas ou em cursos extracurriculares? Como recompensar professores dedicados a essa atividade? As estratégias precisam surgir alinhadas aos objetivos da instituição e à capacidade dos alunos, mas sem sacrificar o propósito da escola: promover a educação de qualidade.

Realizar simulados

As provas simuladas são ideais para que os futuros candidatos treinem aptidões como gestão do tempo e resistência. Isso porque, além de ser uma prova longa e com questões densas, ainda há a redação, o que envolve um planejamento minucioso e um uso estratégico do tempo de prova. Os simulados são a forma perfeita para exercitar essas capacidades.

Engajar professores

O desempenho da escola está diretamente ligado à disposição dos docentes em não só transmitir o conteúdo, mas se debruçar sobre o edital, adaptar a metodologia de ensino e até a mentalidade no preparo das aulas. Sendo assim, o recomendável é que a escola adote uma cultura de valorização do ENEM junto aos professores desde o início das aulas, até mesmo a partir da recepção.

Fomentar debates

Uma das principais características do ENEM é a união de áreas diversas, traçando paralelos entre teorias consolidadas e temas atuais. Por isso, é importante oferecer espaço para o debate, fundamentado no conhecimento científico acerca de temas importantes, como política, empreendedorismo e direitos humanos.

A influência dos indicadores

As escolas que implementam os sistemas de gestão escolar contam com relatórios que facilitam a mensuração do desempenho dos alunos ao longo do ano — incluindo durante o preparo para o ENEM. Notas e frequências podem ser facilmente acompanhadas, permitindo um redirecionamento mais adequado para os professores (caso seja constatada a necessidade de melhorias) e trazendo previsibilidade com relação ao desempenho das turmas.

Devido à magnitude do ENEM para a vida estudantil, muitas escolas otimizam o preparo dos alunos para a prova como forma de adquirir uma vantagem estratégica e impulsionar a presença no mercado educacional. Para alavancar o desempenho da escola no ENEM, o planejamento antecipado e a adaptação das metodologias de ensino são essenciais. Nesse sentido, as métricas servem como apoio à gestão e aos professores, para avaliação constante do desempenho e da efetividade das estratégias.

Gostou das dicas? Está pensando em adotar as metodologias de preparação para o ENEM na sua escola? Para fazer uma avaliação estratégica de todos os processos institucionais, confira também os 11 principais indicadores de qualidade de uma escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *